Obstetrícia Voltar

Ultrassonografia Transvaginal Obstétrica - 1º Trimestre

 

É o exame de rotina para a avaliação da gestação no primeiro trimestre. A utilização da via transvaginal proporciona uma melhor qualidade de imagem, com elevado grau de resolução, que nos permite diagnósticos mais precoces e precisos, sem trazer nunhum malefício ao embrião, ou risco à gestação.             

Por vezes, realizamos dois exames transvaginais neste período da gestação: o primeiro durante a fase embrionária (5 a 9 semanas), e o segundo durante a fase fetal (10 a 13 semanas). O primeiro, da fase embrionária, permitirá uma datação adequada e segura da idade gestacional. Excluirá a possibilidade de gestação ectópica. Diagnosticará precocemente a gestação múltipla. Avaliará a vitabilidade ovular e por fim permitirá a avaliação do colo uterino. O segundo, da fase fetal, além dos objetivos anteriores,  permitirá o diagnostico  de malformações fetais maiores, e servirá para o rastreamento do risco fetal de alterações cromossomiais (síndromes citogenéticas), através do estudo da Translucência Nucal, Osso Nasal e Doppler-Colorido do Ducto Venoso.       

 

Preparo prévio ao exame: Não requer preparo especial para a sua realização. Esvaziar a bexiga antes do exame (bexiga vazia).